CUBETAS PLÁSTICAS BARATEIAM O CUSTO DAS OBRAS

Fôrmas Plásticas barateiam o custo das obras.


No Brasil, o uso regular e em escala comercial de formas plásticas para lajes nervuradas iniciou-se no final da década de 1980. Antes disso, as nervuras eram obtidas usando caixilhos de madeira. A substituição da madeira pelo plástico tornou o produto mais leve e padronizado. Aumentou a sua durabilidade, estendendo o prazo de utilização.

As formas plásticas, também chamadas de cubetas, são feitas de polipropileno (PP), geralmente com aditivos na sua composição química, que aumentam a dureza e protegem contra os raios ultravioleta (UV). O uso das cubetas serve para garantir nervuras padronizadas ao longo da laje, pois suas dimensões (largura, altura e comprimento) influenciam diretamente no peso que as lajes terão de suportar. Por isso, o dimensionamento deve ser feito por um projetista.
Dividindo-se em quadradas e retangulares, o formato das cubetas também influencia na distribuição de cargas. Para atingir maior inércia, usam-se as cubetas maiores. Algumas opções de sistemas conseguem minimizar o peso da estrutura ao direcionar a carga para duas direções simultâneas (armaduras direcionadas) ou então para quatro lados (armaduras cruzadas). Vale lembrar que as formas devem resistir ao peso do concreto e às sobrecargas durante o lançamento.
No canteiro de obras, as formas oferecem praticidade no transporte, pois podem ser encaixadas umas nas outras. O principal cuidado no transporte é o posicionamento das peças, para evitar que elas se quebrem. O recomendado é transportar as formas na lateral, isto é, apoiadas sobre um dos lados. Quando as formas são retangulares, o lado maior deve ser a base. A implantação de cubetas plásticas tem sido um método que vem se firmando no meio das construções, por ser uma excelente solução à obra, além de permitir o aumento da produtividade e gerar economia.
A ESSENCIAL EQUIPAMENTOS trabalha com uma linha de alta qualidade para a construção civil, oferecendo qualidade, inovação, versatilidade e avançada tecnologia, que gera grande economia. Dê preferência às cubetas Essencial Equipamentos, que têm o melhor custo-benefício do mercado. 
Clique aqui e saiba mais sobre o produto e aqui para entrar em contato com nosso atendimento comercial, que irá lhe instruir sobre as variedades de tamanho e condições de compra.

A fonte desta notícia foi o site construcaomercado.pini.com.br.